Não é segredo para ninguém que os vídeos estão fazendo o maior sucesso na Internet hoje em dia, e como forma de aproveitar essa onda, muitos empreendimentos veem esse formato de conteúdo como uma forma estratégica de conquistar novos clientes. E para acelerar um pouco mais esse plano, eventos anuais podem ser uma grande oportunidade de aquisição e vendas.
A Black Friday, que acontece anualmente no mês de novembro, é um dos eventos mais importantes para o varejo brasileiro. Empresas têm buscado alternativas para se destacar diante da concorrência, e novas ferramentas com intuito de melhorar suas campanhas promocionais.
Segundo a AbComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2022, espera-se que o comércio eletrônico brasileiro fature mais de 6 bilhões de reais com a Black Friday.
Para aproveitar ao máximo esta data, é importante fazer o planejamento de marketing com antecedência, definir o melhor momento de divulgação, e utilizar os melhores recursos para atingir seu público-alvo.
Separamos neste artigo as razões para você investir em vídeo na Black Friday, além dos tipos de vídeo que você pode produzir e ideias para usar na sua estratégia para que você aproveite ao máximo esse recurso em seu próximo planejamento. Acompanhe!
Vantagens de usar vídeo na Black Friday
As pessoas estão assistindo, em média, 19 horas de vídeo online por semana, e esse tipo de formato tem impacto sobre a forma como elas compram.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Wyzowl, 96% das pessoas assistem a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço, e 88% são convencidas a comprar assistindo ao vídeo de uma marca.
A ferramenta é extremamente atraente e versátil que pode ser usada de diversas maneiras para promover o que sua empresa vende. Além disso, os vídeos possuem um grande alcance, podendo ser facilmente compartilhados online e assistido por milhões de pessoas.
Então, aproveite para unir o útil ao agradável, tendo o vídeo como um recurso poderoso de marketing para sua empresa faturar muito nesta Black Friday.
Tipos de vídeos para usar em sua estratégia
Para conseguir vender bem, é preciso produzir vídeos que convertam. Invista em conteúdos curtos e abuse do storytelling. A história por trás do seu produto ou serviço é o que vai cativar o espectador e fazer com que ele se identifique com a sua marca. Além disso, evite incluir preços nos vídeos – isso facilita a manutenção dos materiais, já que você não precisa ficar fazendo edições constantes para atualizá-los.
A Lei do Pareto é a segunda dica para quem deseja criar um bom conteúdo para gerar engajamento. A ideia é que o conteúdo seja 80% entretenimento ou conteúdo e 20% propaganda. Dessa forma, as informações mais relevantes são passadas de forma mais natural e atraente, aumentando as chances do público interagir com ele.
Diante dessas informações, confira abaixo alguns tipos de vídeo que você pode produzir para conquistar seu público:
Descritivo de produto
Apesar de simples, é um formato bastante eficiente. Você pode apresentar o seu produto de forma detalhada como uma espécie de tutorial. Esse tipo de vídeo é excelente para que o consumidor não tenha dúvidas sobre o que está prestes a comprar.
Comparativo de produto
Imagine que você queira comprar um produto, mas fica na dúvida entre o da marca A e o da marca B. É bastante comum isso acontecer, não é mesmo? Com o seu cliente acontece o mesmo. Então, esteja pronto para apresentar as diferenças entre o seu produto e o da concorrência, dando ênfase para os benefícios e vantagens que sua marca oferece.
Teaser de lançamento
Está para fazer um lançamento na data, mas não sabe como? Utilize este formato para gerar curiosidade do público. Além deles ficarem interessados em saber mais sobre o seu produto, ainda vão acompanhar a marca para novos lançamentos.
Unboxing
Embarcar em uma parceria com influenciadores digitais pode ser uma estratégia interessante para a sua marca. Isso porque os influenciadores têm uma grande base de seguidores e passam credibilidade e confiança sobre aquilo que estão anunciando.
Enviar produtos para essas pessoas em troca de divulgação é uma tática eficaz e barata para ter diversas produções de vídeo na Black Friday do seu produto.
Depoimentos
Ao assistir a um vídeo de depoimento, o consumidor pode se sentir convencido de que está tomando a decisão certa. Isso ocorre porque o vídeo apresenta as experiências de outras pessoas e mostra como elas se beneficiaram da escolha feita. Assim, o espectador tem acesso a informações valiosas que podem influenciar positivamente sua opinião.
Pesquisas mostram que 62% dos consumidores confiam em vídeos de depoimento antes de efetuar uma compra.
Vídeo Institucional
A Internet é um ambiente cada vez mais competitivo para as empresas, e é importante que sua marca seja vista como confiável pelos consumidores. Um vídeo institucional bem feito pode ajudar a alcançar esse objetivo, apresentando sua empresa de maneira profissional e destacando seus pontos fortes. Com esta estratégia, você pode conquistar novos clientes e solidificar sua reputação na internet.
Ideias para seus vídeos na Black Friday
O planejamento estratégico para a Black Friday deve ser bem pensado, uma vez que este dia é muito esperado pelos consumidores. É importante oferecer conteúdos que realmente chamem a atenção dos clientes e os incentivem a comprar. Dessa forma, as metas de venda serão alcançadas com mais facilidade.
Já adiantamos no começo deste artigo que vídeos podem ser um grande aliado na hora de criar uma estratégia de marketing eficaz. Mas se você não sabe como encaixar o recurso no seu plano de ações, trouxemos três ideias para te ajudar a alcançar seus objetivos:
- Apresentação do produto (ou serviço)
Para tornar um produto ainda mais atraente, é possível criar vídeos curtos que apresentam suas vantagens e solucionam os problemas do consumidor. Isso pode ser feito de forma mais técnica, utilizando as ferramentas certas para demonstrar o funcionamento do produto, ou de forma mais genérica, mostrando como o produto pode beneficiar o usuário.
Tente elaborar vídeos que não apresentem apenas o produto, mas sim o produto no contexto em que ele é usado. Pois é muito mais cativante um vídeo de uma cabana sendo utilizada num ambiente com montanhas e uma linda paisagem, do que simplesmente mostrando a cabana em 360 graus com fundo branco.
A Apple utiliza muito deste recurso em seus vídeos de lançamento do Apple Watch, por exemplo. São utilizados diferentes vídeos com pessoas utilizando o relógio em situações de aventura, que desperta em quem está assistindo não apenas o interesse pela compra de um relógio, mas de um estilo de vida.
Existem profissionais que são especialistas nesse tipo de vídeo e que podem colaborar na sua estratégia de vendas. Ainda que seja difícil encontrá-los, é importante que você saiba avaliar o que é importante antes de contratá-los. - As redes sociais serão suas principais aliadas
As redes sociais são uma ótima maneira de se comunicar com seu público, e explorar elas pode impulsionar suas vendas na Black Friday. A pesquisa da Wizowl mostrou que o YouTube é a plataforma mais utilizada por profissionais de Marketing, enquanto que o uso do Instagram como ferramenta cresceu de 60% para 72% em 2021 e a adoção do TikTok aumentou para 30% no mesmo ano.
Além disso, 81% dos profissionais disseram que os vídeos aumentam diretamente as vendas de produtos e serviços.
Outra dica é começar a divulgação com pelo menos 20 dias antes da data do evento, assim seus consumidores poderão se organizar financeiramente para comprar da sua empresa.
- Vídeos descritivos no e-commerce
Como falamos anteriormente, vídeos descritivos de produto são ótimos para mostrar o produto real para o consumidor. Muitos e-commerces já adotaram esse formato como uma forma de apresentar os detalhes e diversos ângulos do produto para que seu cliente crie confiança no que está comprando.
Como aumentar as vendas produzindo vídeos na Black Friday
A produção de vídeos com qualidade e profissionalismo é sempre importante para uma empresa.
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