O vídeo corporativo visa divulgar o trabalho que a empresa realiza, apresentando seus produtos e serviços para as pessoas.
Diferentemente do que muita gente pensa, para criar um vídeo, não basta ter uma boa ideia. Para ter um conteúdo realmente interessante, pensado de forma estratégica, e que possa gerar resultados, é necessário refletir e planejar diversos aspectos do vídeo, para que estes aspectos possam ser alinhados, de forma clara, junto a quem ficará responsável ou será contratado para a criação. E a ferramenta para isto é o famoso "briefing".
Nem todo mundo sabe como fazer, e por muitas vezes surgem dúvidas que acabam dificultando e atrasando um projeto. A principal questão que paira sobre o ar é “mas o que eu devo colocar nesse briefing?”.
Se você está pensando em criar um vídeo corporativo, então está no lugar certo. Acompanhe as dicas que separamos para te ajudar a criar um bom briefing para o vídeo corporativo da sua empresa.
Você sabe o que é um briefing?
O briefing nada mais é do que um resumo que reúne os aspectos mais relevantes de um projeto e ele pode ser usado em diversas áreas, não sendo algo exclusivo da arte de criação de vídeos.
A partir desse documento, a produção consegue alinhar as expectativas do cliente com o projeto em desenvolvimento, prevenindo erros, identificando falhas, estudando a melhor abordagem do público alvo e definindo a estratégia mais assertiva ao objetivo do vídeo a ser criado.
Esse planejamento é essencial para que o projeto seja executado com qualidade, em tempo hábil, de forma eficiente e dentro do orçamento predefinido.
E para você não errar no processo de confecção do seu briefing para a criação de vídeos corporativos, listamos 6 passos para te ajudar nesse processo:
1. Identifique o perfil do seu cliente
Você sabe quem é o seu cliente?
Essa pergunta não pode ser respondida de forma rasa.
O primeiro passo para a construção do seu briefing é entender o perfil do seu cliente de forma pormenorizada. Você precisa saber a história dele, os valores que ele defende, conhecer o produto que é comercializado, entender o posicionamento dele no mercado, se é uma empresa que já tem um perfil publicitário e de marketing ativo (caso positivo, qual é a linha adotada?).
Partindo desse ponto, você passa a conhecer o seu cliente e fica preparado para direcionar o projeto.
Trabalhar com o cliente na confecção do projeto é mais fácil quando você o conhece, além de mostrar respeito.
2. Defina o objetivo do vídeo
O segundo passo é apontar de forma clara o objetivo do vídeo.
Entenda que não basta saber que o vídeo será usado para aumentar as vendas da empresa, por exemplo. Você precisa saber que esse é o resultado final esperado, mas a produção do vídeo tem outros objetivos que levam a alcançar esse resultado.
Para ter impacto em vendas o seu vídeo pode ter diferentes objetivos como apresentar os detalhes e as vantagens do produto, ganhar credibilidade no mercado, expor a linha de produção, apresentar a equipe que coordena o negócio, entre outros.
Seja objetivo aqui. A partir dessa premissa é que se definirá o caminho a ser seguido para atingir as expectativas traçadas.
3. Analise a concorrência
Sempre observe o que a concorrência está trazendo para se estabelecer no mercado.
Sabendo quem são os concorrentes diretos do seu cliente, você consegue mapear possíveis abordagens do seu público-alvo e impactá-lo com um projeto novo.
Além disso, consegue ter uma boa ideia do que funciona ou não. A experiência do concorrente é um ótimo referencial para compreender a abordagem mais eficiente e o tom certo a ser usado com o consumidor.
4. Estude o público-alvo
É essencial que você conheça o público-alvo na mesma proporção que deve conhecer o seu cliente.
Saber como essas pessoas se comportam, a linguagem adequada para falar com elas, a forma de comunicação que mais funciona para elas (vídeos com legenda, sem legenda, animações, encenações, explicativos, etc.) e, se há mais de um grupo de pessoas a serem atingidas pela mensagem que se quer divulgar.
Lembre-se que por mais que a empresa queira atingir o máximo de pessoas possível, ter muitos grupos distintos de pessoas como público-alvo pode ser um grande problema.
Isso porque, quanto maior o público e sua diversidade, mais difícil será atingi-lo.
Por exemplo: uma empresa que vende produtos de limpeza e que visa o fornecimento de seus produtos para empresas, escritórios e condomínios (venda em alta escala), dificilmente atingirá esse público se o seu vídeo corporativo também estiver focado em atingir o público-alvo secundário, composto por diaristas e domésticas, que consomem em menor escala esses mesmos produtos.
Claro que a venda pode se dar para dois ou mais públicos, mas entender que as expectativas desses dois públicos devem estar próximas é o caminho mais assertivo para chegar ao resultado almejado.
5. Estabeleça o estilo do vídeo, os recursos e equipamentos que serão necessários
Depois de adotar todos esses passos, você precisa definir o estilo do vídeo.
Como falamos no item anterior, ao identificar o público-alvo, muitas vezes você será capaz de entender qual a abordagem que mais funciona com ele.
Veja, se a empresa vende produtos para o público infantil, animações ou encenações de crianças utilizando o produto, geralmente são melhores aceitas, por exemplo.
Tendo o estilo definido, será possível identificar quais os recursos e ferramentas que serão necessários para o desenvolvimento da produção, como câmeras, lentes, microfones, atores, produtores, entre outros.
6. Elabore um cronograma com os prazos e processos a serem adotados
Por fim, você deve fazer um cronograma. É a melhor forma de se organizar e concluir o projeto dentro do tempo e orçamento previamente definidos com o seu cliente.
Através do cronograma, você pode identificar os procedimentos que deverão ser adotados ao longo da produção e os processos necessários para criar o vídeo.
Uma dica extra é incluir no próprio cronograma as anotações e referências que ilustrem a ideia central perseguida, isso facilita a percepção e compreensão do seu cliente.
7. Dica extra para o seu projeto ser um sucesso
Lembre-se que o melhor resultado para o seu briefing para vídeo corporativo depende de um bom produtor que consiga alinhar todos esses passos com a expectativa do seu cliente.
Se você precisa de ajuda para encontrar o profissional certo para cuidar de um projeto como esse, conte com a EasyMovie. Te ajudamos a encontrar os produtores que mais se encaixam com a sua necessidade e tipo de vídeo.
Além de uma comunidade com os melhores profissionais de vídeo, você ainda tem todo o seu projeto organizado em um só lugar. Comece pedindo orçamentos aqui e receba em até 24h as primeiras propostas.