Blog EasyMovie

Dicas para contratar o produtor de vídeo certo para o seu projeto

Escrito por EasyMovie | 06/10/2022 17:11:04

Toda empresa quando começa a pensar numa estratégia de marketing digital busca caminhos que sejam efetivos e tragam resultados reais para o negócio. Uma das ferramentas bastante utilizadas são os vídeos. Tanto que em uma pesquisa realizada pelo Wyzowl, verificou-se que 92% dos profissionais de marketing reconhecem esse formato como 'parte significativa' da estratégia.

A mesma pesquisa apontou que 87% desses profissionais identificaram que vídeos aumentam o tráfego e ajudam a gerar leads.

Se você já pensou em investir na produção de conteúdo audiovisual, mas ficou na dúvida sobre por onde começar, temos a solução do seu problema bem aqui! 

Reunimos uma série de informações valiosas para te ajudar na busca pelos melhores profissionais de vídeo. Acompanhe!

 

Vídeo como uma poderosa ferramenta de marketing

Engana-se quem pensa que conteúdos em vídeo se limitam apenas aos fins de entretenimento. 

Usuários utilizam cada vez mais vídeos para obter informações sobre produtos e serviços. Por isso, o formato tem se tornado cada vez mais popular entre as marcas, que criam conteúdo de vídeo a fim de atrair e reter clientes.

De acordo com o HubSpot, 54% dos consumidores gostariam de ver mais conteúdo de vídeo produzido pelas empresas que eles apoiam. Isso mostra que o vídeo pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para aumentar o engajamento com a marca e fidelizar clientes.

Além disso, as redes sociais têm investido cada vez mais em vídeos e, consequentemente, a demanda por conteúdo nesse formato também tem aumentado.

 

A importância de contratar profissionais para criar seus vídeos

Produzir conteúdo nos dias de hoje é fácil. A grande questão em relação a isso é: como produzir um conteúdo que seja de qualidade e que traga resultados para uma empresa?

Encontrar e contratar um produtor de vídeo que seja bom também é uma tarefa árdua, principalmente quando consideramos a especialidade de atuação. Nem sempre precisamos de um editor. Às vezes queremos contratar um cinegrafista, ou um animador 3D, e assim por diante.

O fato é que, uma página bem construída com um vídeo de apresentação pode aumentar em até 80% sua taxa de conversão. Não é à toa que especialistas de Marketing vêm adotando esse formato como estratégia de vendas.

Para criar vídeos profissionais que tenham uma ótima performance, um profissional de vídeo precisa de muito mais que apenas saber manusear um software de edição. Ele precisa ser criativo, entender de roteirização, saber construir uma narrativa e muitas outras habilidades.

Quando se trata de produzir conteúdo para o seu negócio, é sempre melhor contratar um produtor de vídeo qualificado para fazer isso do que tentar fazer tudo sozinho, já que ele saberá como criar um vídeo que atenda às suas necessidades e que seja bem recebido pelo seu público, te ajudando a alcançar os resultados que deseja.

 

Por que a qualidade é tão importante quando se trata de edição de vídeos?

O vídeo é uma ferramenta extremamente importante para o sucesso de qualquer empresa. Para o Marketing, é a melhor maneira de criar confiança e impressionar clientes, já que as empresas podem demonstrar seu produto ou serviço em ação, fornecendo uma experiência visual que simula o uso do produto.

Durante o processo de edição de vídeo, não se atentar à qualidade pode afetar diretamente no desempenho do vídeo junto ao seu público. Afinal, se os arquivos brutos não possuem um padrão mínimo, por exemplo, isso pode causar problemas durante a edição e resultar em um conteúdo ruim.

Além disso, a qualidade também é importante para garantir que o vídeo seja reproduzido corretamente em todos os dispositivos e plataformas, podendo ser compartilhado facilmente online e permitindo que as empresas alcancem um público maior.

 

Dicas para quando você for contratar um produtor de vídeo

A primeira pergunta que surge quando você decide contratar um editor é: devo escolher entre uma produtora de vídeo ou um freelancer?

Ao decidir por um freelancer, você estará contratando apenas uma pessoa para cuidar do trabalho, enquanto que, ao escolher por uma produtora, uma equipe tomará conta da execução. 

É importante lembrar, também, que escolher entre as duas opções não quer dizer que seu projeto terá menos ou mais qualidade, mas sim a quantidade de esforço que deverá ser investido na produção daquele conteúdo.

Porém, mais importante do que decidir entre um freelancer ou produtora, alguns aspectos são fundamentais para escolher o profissional certo. Confira as dicas que separamos:

 

1. Gostou do portfólio? Pergunte qual foi a atuação dele nestes vídeos

Para contratar um produtor de vídeo, Primeiro veja se o portfólio agrada a você, pois não tem parâmetro melhor do que o próprio portfólio. Depois, muito mais importante do que gostar de um vídeo no portfólio, é importante entender exatamente qual foi a atuação deste profissional neste vídeo.

Às vezes, o que mais te encantou nos exemplos foi a filmagem, a direção de fotografia… Mas depois você descobre que, o que a pessoa fez neste vídeo, foi a vinheta, fugindo do que você estava buscando.

Enfim, busque entender o que o produtor realmente fez nos exemplos do portfólio que você gostou. E aproveite para perguntar quais trabalhos ele mais se orgulha de ter feito. Se você assistir a estes vídeos que a pessoa se orgulha, e não gostar, está aí um bom motivo para não contratar este produtor.

 

2. Avalie se você precisa de um perfil técnico ou criativo

Não adianta contratar um produtor de vídeo extremamente competente na parte técnica de animação (ou seja, que anima elementos a partir de artes já criadas) para fazer um trabalho que demanda fortemente a criação do conceito e Direção de Arte de um vídeo animado.

Busque identificar “em que” este produtor é realmente bom. Mais uma vez você pode perguntar qual foi a atuação dele nos últimos trabalhos, além de tentar identificar na própria proposta. Se ele não detalhou que faria as ilustrações ou o conceito visual para você, já é sinal de alerta.

Um erro comum é contratar perfis técnicos para conduzirem projetos que demandam planejamento e criação.

 

3. Liste atributos que representem o que você precisa para o vídeo e procure identificá-los no produtor

Tente colocar no papel alguns atributos fortes que que serão importantes para o seu vídeo em específico (isso varia de acordo com cada demanda). Por exemplo, se você está com o prazo apertado para exibir o vídeo em um evento e já tem o roteiro definido, talvez algumas palavras que representem o que você precisa encontrar, seriam: organização, comprometimento, responsabilidade, profissionalismo…

Neste caso não adianta contratar um produtor super criativo, mas que você não sentiu tanta confiança na organização.

Se você quer criar uma vinheta e não tem muito bem definida a ideia, aí sim o que você está buscando é criatividade, conceito, e por aí vai.

 

4. Cuidado com a armadilha da comparação de preços

Uma mesma ideia de vídeo pode ser feita de mil maneiras diferentes. E é em razão disto que muitas vezes para um mesmo projeto você pode ter um orçamento de R$ 500,00 e outro de R$ 50.000,00. Ao comparar propostas de criação de vídeo, você não está comparando banana com banana.

Existe uma série de características em cada proposta, que precisam ser analisadas. Como a experiência deste profissional, recursos que serão utilizados, serviços inclusos (às vezes um incluiu correção de cores, o outro não, por exemplo), quantidade e qualidade de equipamentos, e até mesmo a flexibilidade para alterações.

É muito fácil cairmos na armadilha de comparar um preço contra o outro, e nos seduzirmos pelo mais barato.

Mas não significa que, porque você recebeu um preço muito mais alto do que o outro, essa pessoa está tentando ganhar vantagem em cima de você.

 

5. Pergunte, pergunte, pergunte… Para depois não ter surpresas

É muito comum clientes fecharem propostas não muito detalhadas, e no meio do caminho vem aquele “ah, mas achei que isso estava incluso”. Vídeo é algo artístico… Algo que muitas vezes é difícil de tangibilizar até ver o resultado final. Por isso é importante tentar exercitar algumas reflexões junto ao produtor.

Não tem problema se for redundante, o importante é esclarecer muito bem cada ponto proposto a você para a criação do seu vídeo. Afinal, a negociação e alinhamento fazem parte para ter um bom vídeo. Principalmente quando você não conhece todos os termos e técnicas sugeridas pelo produtor.

 

Onde contratar produtores de vídeo para o seu projeto

As plataformas de contratação de editores de vídeo estão se tornando cada vez mais populares, pois oferecem um espaço seguro para que, tanto freelancers quanto produtoras, possam oferecer seus serviços.

A EasyMovie é uma dessas plataformas, que permite aos usuários cadastrados encontrarem editores para o trabalho desejado. De maneira inteligente, você se conecta a profissionais específicos para a sua demanda com intuito de gerar resultados concretos ao seu negócio.

Precisando de um serviço de edição de vídeo e não sabe por onde começar?

Com apenas alguns cliques, você pode encontrar o produtor de vídeo ideal para o seu projeto e receber orçamentos sem compromisso em menos de 24 horas. 

Clique aqui para buscar os melhores profissionais de edição de vídeo!