Não é mais novidade que os vídeos têm sido os queridinhos dos algoritmos na hora de priorizar um conteúdo nas redes sociais. Se você ainda não está acompanhando esta tendência, é melhor se apressar, porque você pode estar perdendo espaço no mercado, clientes e - o pior de tudo - dinheiro.
Na última pesquisa realizada pela Wyzowl em 2022, 96% dos profissionais de marketing entrevistados disseram que preferem vídeos como estratégia de suas ações justamente por conta da entrega do formato, além de outros benefícios de utilizar conteúdos audiovisuais.
Os vídeos ganharam um forte impulso com a pandemia do coronavírus, e prometem se intensificar cada vez mais, junto com outras tendências que viralizam na internet. Neste artigo, trouxemos os 7 tipos de vídeos que melhor ranqueiam no Instagram e TikTok para você se inspirar e não perder a chance de aparecer também. Continue a leitura!
Nos últimos anos, o consumo de conteúdos audiovisuais cresceu de forma sem precedentes. Com a chegada de serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e plataformas de música e podcasts, esse tipo de conteúdo ficou ainda mais acessível.
A adoção generalizada de smartphones e a melhoria da conectividade com a Internet também desempenharam um papel significativo no crescimento desse consumo, já que qualquer pessoa, hoje, consegue ficar online em qualquer lugar e a qualquer hora.
A pandemia da COVID-19 só acelerou essa tendência, à medida que mais pessoas ficaram em casa e se voltaram para os vídeos como entretenimento e informação.
Esta crescente demanda abriu novas oportunidades para os criadores de conteúdo, permitindo que eles atingissem públicos maiores e monetizassem suas produções de maneira inovadora.
Tudo isso gerou um grande impacto na indústria de mídia e mudou a maneira como as pessoas consomem e interagem com as redes sociais.
Além disso, o crescimento do interesse em vídeos pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a facilidade de criação e compartilhamento, a versatilidade do formato e a capacidade de capturar e transmitir emoções e experiências de uma maneira que o conteúdo escrito ou estático não pode.
E não são só pessoas que entraram de cabeça nesta tendência. As marcas têm aproveitado para promover seus produtos, criar laços com o público e colaboradores, e mostrar seus bastidores.
Com o crescimento contínuo das mídias sociais e os avanços na tecnologia, é provável que os vídeos continuem sendo um grande player no mundo de conteúdo online.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre as razões de você estar produzindo vídeos para suas redes sociais, trouxemos algumas estatísticas que te farão mudar de ideia, caso ainda não tenha se convencido. Confira!
Mais de 100 milhões de horas de vídeo são assistidas no Facebook todos os dias. Os compartilhamentos na plataforma chegam a mais de 8 bilhões de vezes por dia.
O YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. As pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo no YouTube todos os dias.
Mais de 500 milhões de pessoas utilizam os Stories todos os dias, o que inclui uma quantidade significativa de conteúdo em vídeo. Além disso, o IGTV permite aos usuários fazer upload e assistir a vídeos de formato mais longo.
Relativamente novo, o TikTok ganhou muita popularidade rapidamente, em especial entre as gerações mais jovens. Tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, e as pessoas gastam uma média de 52 minutos por dia na plataforma.
Essas estatísticas demonstram a crescente popularidade e importância de se produzir vídeos para as redes sociais.
Os vídeos se tornaram uma importante forma de comunicação e entretenimento nessas plataformas, e empresas e pessoas estão aproveitando essa tendência para criar, compartilhar e interagir com a sua rede.
Agora sim! Separamos os 7 tipos de vídeos que melhor ranqueiam nas redes sociais para que você se inspire e crie o seu próximo sucesso audiovisual.
Começamos com os tutoriais, que são um tipo de conteúdo que fornece instruções passo a passo e dicas sobre um tópico específico. Este tipo de vídeo é popular nas redes sociais porque fornece valor ao espectador, ensinando novas habilidades ou conhecimento.
Os tutoriais podem abranger diversos assuntos, desde culinária e beleza à tecnologia e exercícios físicos, podendo atender diferentes públicos e interesses.
Criar um vídeo de tutorial requer planejamento e organização, pois você precisa garantir que suas instruções sejam claras, concisas e fáceis de seguir. Para ajudar, você também pode utilizar recursos visuais para auxiliar sua explicação e tornar seu conteúdo mais atraente.
Além disso, criar tutoriais com personalidade e um tom amigável te conecta com mais facilidade ao seu público.
Os tutoriais ranqueiam com maior facilidade, pois podem ser compartilhados e recompartilhados por outros usuários que os achem úteis. Esse tipo de vídeo também impulsiona sua conta a ganhar mais seguidores e a se posicionar como um especialista na área.
No geral, os tutoriais são uma ótima maneira de criar conteúdo envolvente e informativo, possibilitando alcançar e conectar com um público mais amplo nas redes sociais.
Vídeos no estilo “bastidores” fornecem uma perspectiva única e pessoal sobre sua vida ou empresa. Esse tipo de vídeo permite que você dê aos seus seguidores uma visão interna do que acontece por trás das câmeras, trazendo um senso da sua personalidade, valores e interesses.
Os bastidores assumem muitas formas diferentes, incluindo vlogs, transmissões ao vivo e clipes curtos que capturam momentos reais do seu dia. Criar esse conteúdo exige que você esteja aberto e vulnerável, pois estará compartilhando seu lado mais pessoal com seus seguidores. Considere usar storytelling para tornar o conteúdo mais envolvente.
Os bastidores também ajudam a criar seguidores leais e engajados, pois é mais provável que as pessoas se conectem com você e sintam como se fossem parte da sua vida e trabalho quando te conhecem melhor.
Os "Challenges" são um tipo de vídeo que tem como intuito criar desafios que incentivem os usuários a serem criativos e se envolverem com seu conteúdo. Os desafios podem variar de desafios de dança e sincronização labial a desafios de cozinha, por exemplo, e geralmente são projetados para serem fáceis e divertidos para os usuários participarem.
Para criar um desafio, você precisa ter em mente que a atividade deve ser fácil de entender. Assim, mais pessoas participarão e sua rede poderá aumentar. Você também pode considerar fazer parceria com outros usuários ou marcas para aumentar seu alcance e a visibilidade do seu desafio.
Crie challenges usando humor, música e outros recursos visuais para capturar a atenção do seu público.
Pense em mostrar os recursos e benefícios de um produto ou serviço que você oferece, caso seja uma empresa. Demonstrações de produto educam e informam os espectadores, além de incentivá-los a fazer uma compra.
Você não precisa necessariamente fazer apenas um vídeo gravado, mas também pode investir em demonstrações ao vivo, animações e vídeos comparativos com a sua concorrência.
Para fazer vídeos desse tipo, é preciso ter boa compreensão do produto e suas características, bem como do público-alvo e suas necessidades.
Se o seu objetivo for informar e atrair seu potencial cliente, pense em utilizar a narração para destacar os principais atributos e vantagens. A prova social também funciona muito, neste caso, para construir confiança e credibilidade com o público.
Vídeos de demonstração são ideais para gerar vendas e conversão de leads, já que fornecem uma visão geral, clara e concisa do produto, além dos benefícios que resolvem as objeções que possam surgir.
Todo mundo já conhece esse formato de "Entrevistas", que nada mais é que uma conversa, ou perguntas e respostas, entre dois ou mais indivíduos, normalmente com um anfitrião ou entrevistador fazendo perguntas, e um convidado ou especialista fornecendo respostas.
As entrevistas podem ser feitas através de vídeos ao vivo ou gravados, além de poderem ser usadas para compartilhar informações, conhecimentos e insights sobre determinado assunto.
Por isso, para criar este tipo de conteúdo é preciso entender da temática abordada e do público-alvo, assim como desenvolver um planejamento com as perguntas que serão feitas.
Você também pode considerar utilizar anedotas pessoais para que os espectadores criem uma relação com o conteúdo. Além do mais, entrevistas estabelecem você como um especialista, e podem gerar tráfego e conversão para seu site ou empresa.
Quem não gosta de assistir um vídeo engraçado que chega a fazer a barriga doer? O humor tem como objetivo entreter e cativar quem está assistindo, e normalmente, é um dos preferidos dos usuários das redes sociais. Dentro do humor, ainda, é possível produzir esquetes e paródias, entre outros formatos.
O ponto-chave para criar esse tipo de vídeo é ter um bom conceito criativo e original para o conteúdo. Lembre-se que é preciso utilizar um tom alegre e bem-humorado na sua criação para que você consiga prender a atenção do seu público. É possível, também, utilizar referências à cultura popular, eventos atuais ou experiências comuns às pessoas para gerar identificação e divertimento.
Além disso, vídeos de humor auxiliam a humanização da sua marca e a torna mais acessível, gerando tráfego e conversão de leads.
Vídeos de “trends” são um tipo popular de conteúdo nas mídias sociais, onde os usuários criam e compartilham vídeos que seguem tendências atuais ou temas populares. Esses vídeos muitas vezes se tornam virais e alcançam um grande público, à medida que entram na consciência coletiva dos usuários e apelam para diversos interesses e gostos.
Uma das principais razões pelas quais os vídeos de tendências ranqueiam facilmente é que eles são oportunos e relevantes, uma ótima maneira de ficar por dentro de eventos atuais e dos acontecimentos culturais. Por exemplo, desafios de dança ou memes podem se espalhar rapidamente pelas redes sociais, à medida que os usuários compartilham suas próprias versões e se juntam à onda.
A música também tem grande importância na hora de ranquear, já que muitas delas apresentam cortes de músicas populares ou trilhas sonoras. Além disso, o som adiciona uma camada extra de emoção e engajamento aos vídeos, envolvendo os usuários com o ritmo, a melodia e as letras de uma determinada música. Por exemplo, o TikTok viu um enorme aumento na popularidade devido ao seu uso de música em vídeos curtos, onde os usuários criam danças, sincronizações labiais e esquetes cômicos.
Outro aspecto importante em vídeos de trends é o tipo de gravação usado: diferentes tipos de vídeos podem atrair diferentes públicos. Vídeos em stop-motion, câmera lenta, time-lapse ou cortes secos podem ser usados para criar efeitos únicos e atraentes incentivando o compartilhamento.
No geral, vídeos de trends são uma maneira poderosa de ranquear nas mídias sociais, explorando eventos, músicas do momento e técnicas criativas de gravação.
Não esqueça que, além de tudo isso, você também pode impulsionar seus vídeos aplicando técnicas de SEO, que são muito importantes quando você pretende ranquear seu conteúdo. Apesar de muitos acharem que SEO serve apenas para textos em sites e blogs, essas técnicas dão um boost em toda a sua produção.
Continue acompanhando nossos conteúdos para ficar por dentro de dicas e informações importantes que vão potencializar os resultados das suas ações. E se precisar, não esqueça que na EasyMovie você encontra uma comunidade de profissionais de vídeo para produzir o seu com qualidade e de forma estratégica.